Hidrocryl para Viscolycra® - HV

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

 

Pensando em nossos clientes e em uma solução para minimizar os problemas com a serigrafia em VISCOLYCRA, a Gênesis está lançando um novo produto no mercado, o HIDROCRYL PARA VISCOLYCRA®. Trata-se de uma tinta pronta para uso para aplicação em VISCOLYRA® de secagem ao ar, ótima elasticidade, cobertura, nivelamento, toque macio e sem tack.

 

 

TIPO

Tinta à base de emulsão acrílica de alta reatividade, de cura a temperatura ambiente. Possui alto teor de sólidos, proporcionando boa cobertura e solidez.

INDICAÇÕES

Tinta indicada para impressão serigráfica sobre tecidos mistos ou sintéticos. Verificar se o tecido não tenha nenhum tipo de acabamento que interfira na ancoragem da tinta.

OPÇÕES

- Hidrocryl para Viscolycra Clear Ref.: HV.0100;
- Hidrocryl para Viscolycra Branco Ref.: HV.0101;
- Hidrocryl para Viscolycra Mix Ref.: HV.0150;

PREPARAÇÃO

Do substrato: O substrato deve estar isento de impurezas, verificar se não existe acabamento como goma ou silicone que prejudique a fixação da tinta.

Da tinta: A tinta é fornecida pronta para uso, podendo ser pigmentada com Sericor Pigmento Concentrado T.58 na proporção de 3 a 4%.

Da matriz: Nylon ou poliéster de 55-77 fios/cm utilizando Serifoto Emulsão Fotográfica Resist Água E.5002.

APLICAÇÃO

Impressão com matriz em contato, ou fora de contato com substrato em rodo de dureza média (60 shores), canto vivo ou corte levemente arredondado com pressão e velocidade média constantes em ângulo de 45º. Usar mesa macia para impressão. O substrato deverá ser fixado à mesa utilizando Adesivo de Tack E.5050. Em caso de repiques das impressões, realizar pré-cura intermediária entre as aplicações. A 1º impressão deverá ter mais pressão na aplicação que as demais.

SECAGEM/ CURA

Tinta de secagem ao ar ambiente, livre de toque 15 minutos, manuseio em 1 hora e cura final em 72 horas. Pode ser utilizado em estufa para cura a 150ºC por 3 minutos após secagem superficial.

DICAS PARA VISCOLYCRA®

- Trabalhar sempre com VISCOLYCRA® de alta qualidade e de um fornecedor confiável;

- Dependendo do corante utilizado no tingimento, poderá haver migração do tecido para a estampa com muita facilidade;

- Obedecer o tempo de secagem indicado, que é geralmente 72 horas ao ar ambiente (24 a 27ºC). Antes disso, pode-se manusear normalmente as peças aplicadas, porém sem sofrer qualquer tipo aquecimento, empilhamento excessivo ou dobramento, pois se trata de tintas termoplásticas (tintas de cura ao ar);

- O armazenamento das peças estampadas durante essas 72 horas indicadas para secagem, deve ser feito longe de qualquer humidade, pressão e temperaturas superior a 35ºC;

- Após fechar as peças com a estampa e passar ferro quente à vapor, não embalar em saco plástico de imediato, pois com a humidade do tecido e da estampa poderá ocorrer a colagem das estampas.

- Forçar bem a primeira passagem da tinta no tecido para ter uma boa penetração, ancoragem e nivelamento. A primeira impressão é a mais importante;

- Usando tela(s) de 43 fios/cm ou mais aberta haverá uma passagem excessiva da tinta. Tomar cuidado no ponto de pré-secagem e secagem, pois com esse excesso da tinta, a concentração de água presente a ser evaporada será maior e mais lento;

- Não remover o tecido com o silk da mesa de aplicação ainda quente, pois pode rachar a estampa;

- O uso do calorífico e mesa térmica ainda são as melhores opções para trabalhar com as tintas base de água, pois o uso do flash-cure força uma pré-secagem apenas superficial da tinta (sem pré-secar a parte interna), criando o tack das estampas;

- Devido aos diversos tipos de textura e acabamentos que a VISCOLYCRA® obtém, sempre fazer testes prévios antes de uma grande escala de produção.

OBS 1

Em dias chuvosos, devido à alta umidade relativa do ar, a polimerização total deve chegar a 120 horas e pode haver um aumento considerável de tack. Fazer testes de solidez a lavagem nestas condições. Tomar as devidas precauções no empilhamento das peças. Se persistir o tack, recomendamos prensar o tecido com Papel Transfer Soft a 160ºC por 10 segundos.

OBS 2

A Tinta da Gênesis para VISCOLYCRA® é comercializado pronto para uso, ou seja, não há necessidade de agregar nada. O que pode estar adicionando é somente no máximo 5% do Aditivo Gel Multiuso Ref. T67850 que retarda bem a secagem da tinta na tela, melhora a aplicabilidade e elimina o “tack”.

A Gênesis indica testes prévios e a leitura detalhada das informações técnicas afim de evitar quaisquer tipos de problemas.

Consulte o texto COMO TRABALHAR COM A VISCOLYCRA® NA ESTAMPARIA TÊXTIL que está neste website.


Para maiores informações, entre em contato com o Depto Técnico.

FORMULAÇÃO PADRÃO

A Linha Base Água consiste na mistura entre resinas acrílicas e água e aditivos especiais e seus respectivos pigmentos para oferecer melhor qualidade, gerando um meio líquido viscoso que deve ser utilizado de maneira correta para não gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

CUIDADOS AMBIENTAIS E COM A SAÚDE

Por se tratar de produtos químicos, é obrigatório uso das EPI's.

Obtém diversos tipos de resinas acrílicas, umas de cura ao ar e outras por altas temperaturas, mas ambas não há registro de danos graves durante seu manuseio ou já curados que pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Mas o descarte incorreto das tintas da linha base água pode oferecer graves danos à natureza, assim como suas embalagens usadas. Deve-se consultar o fabricante sobre o destino correto desses descartes e as possibilidades de reciclagem dos mesmos.

Para maiores informações, consultar a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

METAS GLOBAIS

A Gênesis é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Por isso ela possui um sistema integrado de qualidade e meio ambiente, o Qualigen, que visa buscar a sustentabilidade e o alcance de todos os seus objetivos relacionados à saúde, segurança ocupacional, tratamento de efluentes, descarte de produtos contaminados e gerenciamento correto de produtos e logística de distribuição.