Sericryl - T.5

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

TIPO: Tinta à base de emulsão acrílica para impressão serigráfica sobre tecidos de algodão de tons claros. Pronta para uso, com pigmentação adequada de cura ao ar.

INDICAÇÕES: Para impressão sobre tecidos mistos ou sintéticos, recomendamos o uso de Sericryl Fixador T.5720 de 3 a 5% e cura na estufa por 3 a 4 minutos a 120ºC-140ºC (recomendamos a realização de testes).

PROPRIEDADES: Tinta de acabamento fosco, ótimo poder de coloração (tons vivos), toques macios, flexíveis e ótima resistência à lavagem. A cor branca T.5001 possui excelente cobertura e pode ser impressa sobre tecidos de tons escuros.

PREPARAÇÃO

Do substrato: O substrato deve estar isento de impurezas, verificar se não existe acabamento como goma ou outros tipos de acabamentos sintéticos que prejudiquem a fixação da tinta.

Da tinta: A tinta é fornecida pronta para uso, podendo se necessário ser diluída com água na proporção de 10 a 15%. As cores são miscíveis entre si.

Da matriz: Em nylon ou poliéster de 44-90 fios, utilizando Serifoto Emulsão Fotográfica Resist Água E.5002 ou Serifoto Emulsão Fotográfica Alto Relevo E.5001 para obtenção de detalhes bem definidos.

MÉTODO DE APLICAÇÃO: Imprimir com a matriz em contato com o substrato, com rodo de dureza baixo-média (50-55 shores), corte levemente arredondado, com pressão e velocidade média constantes num ângulo de 45º. Usar mesa macia para impressão revestida com espuma e coberta com napa ou courvin. O tecido deverá ser fixado à mesa com Adesivo de Tack E.5050. Em caso de repiques das impressões, realizar pré-cura intermediária entre as aplicações.

SECAGEM: Tinta de secagem ao ar ambiente, livre de toque em 3 a 5 minutos, manuseio em 1 hora e cura total em 72 horas, podendo ser acelerada com calor em estufa, ar quente ou outra fonte de calor. Para evitar problemas de blocagem no empilhamento, aguardar a cura total da tinta. Para ótima fixação em tecidos mistos ou sintéticos recomendamos a cura em estufa por 3 a 4 minutos a 120ºC-140ºC, com adição de Sericryl Fixador T.5720 na tinta.

OBS: Em dias chuvosos, com a alta umidade relativa do ar, a polimerização total deve chegar a 120 horas. Fazer testes de solidez à lavagem nestas condições. Há também o aumento considerável de tack nestas condições. Tomar as devidas precauções no empilhamento das peças. Se persistir o tack, recomendamos prensar o tecido com Papel Transfer Soft por 10 segundos a 160ºC.

FORMULAÇÃO PADRÃO: A Linha Base Água consiste na mistura entre resinas acrílicas e água e aditivos especiais e seus respectivos pigmentos para oferecer melhor qualidade, gerando um meio líquido viscoso que deve ser utilizado de maneira correta para não gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

CUIDADOS AMBIENTAIS E COM A SAÚDE: Por se tratar de produtos químicos, é obrigatório uso das EPI's.

Obtém diversos tipos de resinas acrílicas, umas de cura ao ar e outras por altas temperaturas, mas ambas não há registro de danos graves durante seu manuseio ou já curados que pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Mas o descarte incorreto das tintas da linha base água pode oferecer graves danos à natureza, assim como suas embalagens usadas. Deve-se consultar o fabricante sobre o destino correto desses descartes e as possibilidades de reciclagem dos mesmos.

Para maiores informações, consultar a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

METAS GLOBAIS: A Gênesis é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Por isso ela possui um sistema integrado de qualidade e meio ambiente, o Qualigen, que visa buscar a sustentabilidade e o alcance de todos os seus objetivos relacionados à saúde, segurança ocupacional, tratamento de efluentes, descarte de produtos contaminados e gerenciamento correto de produtos e logística de distribuição.