Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Plastisol Cola para Esfera Sintética - P.4923

Plastisol Cola para Esfera Sintética - P.4923

TIPO

Cola à base de plastisol de alta concentração e ancoragem para aplicação em tecidos de algodão, mistos e sintéticos em geral, desde que agüentem a temperatura de cura da cola.

INDICAÇÕES

Para colar esferas sintéticas sobre tecidos em geral, inclusive em jeans estonado. Possui excelente resistência à lavagem caseira. Não resiste à lavagem industrial.

PREPARAÇÕES

Do substrato: O substrato deve estar isento de impurezas.

Da cola: A cola é fornecida pronta para uso, podendo ser adicionado glitter na proporção de até 5%, ou Pigmento Concentrado P.42 na proporção de até 10%.

Da matriz: Em poliéster monofilamento de até 32 fios com leve relevo, devendo ser usado Serifoto Emulsão Fotográfica Alto Relevo E.5001 ou Serifoto Emulsão Fotográfica Resist Água E.5002.

MÉTODO DE APLICAÇÃO

Para impressão em tecidos, usar rodo de dureza média ou dura, de canto vivo, pressão média, velocidade constante em ângulo de 45º. O tecido deve estar fixado à mesa (de preferência mesa dura) com Adesivo de Tack E.5050. Depois de aplicada a cola, as esferas sintéticas são jogadas sobre o tecido (com a cola úmida). Prensar a frio para uniformizar as esferas. Devem ser levadas imediatamente à estufa para evitar migração. É de maior importância após aplicação da esfera sintética fazer secagem superficial com uma fonte de calor para evitar migração da cola, por ser um produto com alto teor de óleos.

CURA

Levar à estufa a 165ºC por 3 minutos.

OBS

No caso de jeans, deve ser estonado Não lavar a seco. No caso de jeans lycra, não ultrapassar a temperatura de 170ºC. Recomendamos fazer testes, principalmente no que diz respeito à elasticidade.

FORMULAÇÃO PADRÃO

A Linha Plastisol consiste na mistura de produtos de Policloreto de Vinila com plastificantes, oferecendo um meio líquido viscoso que deve ser utilizado de maneira correta para não gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

Mistura entre Policloreto de Vinila (PVC) com plastificantes, geralmente ftalicos. Outros ingredientes utilizados são produtos de baixa concentração de atóxicos.

* Os produtos Plastisol Free utiliza plastificantes isentos dos ftalicos.

* Os produtos Plastisol com cores utilizam somente pigmentos inorgânicos.

* Os produtos Plastisol na cor branca utilizam Titânio.

CUIDADOS AMBIENTAIS E COM A SAÚDE

Após a aplicação do plastisol é necessário realizar sua cura a alta temperatura, quando é liberado um gás tóxico que deve-se evitar expor diretamente, sempre utilizando as EPI's corretamente. Um lugar ventilado e com exaustão é de extrema importância.

Alguns órgãos definem que o plastisol (ftalatos) em contato de longo prazo sobre a pele pode ser cancerígeno, por isso deve-se usar sempre as EPI's ao manusear o produto.

O descarte incorreto do plastisol pode oferecer graves danos à natureza, assim como suas embalagens usadas. Deve-se consultar o fabricante sobre o destino correto desses descartes e as possibilidades de reciclagem dos mesmos.

Para maiores informações, consultar a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

METAS GLOBAIS

A Gênesis é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Por isso ela possui um sistema integrado de qualidade e meio ambiente, o Qualigen, que visa buscar a sustentabilidade e o alcance de todos os seus objetivos relacionados à saúde, segurança ocupacional, tratamento de efluentes, descarte de produtos contaminados e gerenciamento correto de produtos e logística de distribuição. 

Aqui você aprende tudo sobre silk screen!