Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Plastisol para Clichê - PX

Plastisol para Clichê - PX

TIPO

Tinta plastisol derivada de resinas de PVC e plastificantes isentas de solventes orgânicos, água ou outros tipos de produtos que volatilizam. Produto com aproximadamente 99,50% de partes não voláteis. Proporciona ótima definição, e possui boa consistência. Não seca à temperatura ambiente.

INDICAÇÕES

Indicado para confecção de chaveiros, etiquetas para confecção, etiquetas para calçados, decoração para geladeira e outros fins. Possui ótima solidez a luz.

PROPRIEDADES

Tinta de acabamento fosco, ótimo poder de coloração, filme de toque macio e super resistente.

MOLDE

O molde é a ferramenta utilizada, conhecido como clichê. Utiliza-se neste processo um molde aberto, sendo submetido a aquecimento resistente a 250° C (os mais utilizados são moldes de magnésio, grafite ou alumínio).

MÉTODO DE APLICAÇÃO

O processo de preenchimento do clichê (ferramenta) é todo desenvolvido por meio de seringas (art-fashion) ou bisnaga, onde ocorre à adição do plastisol em um molde (clichê) aberto isento de impurezas, e depois submetido a um forno para a cura do plastisol. Caso o molde tem mais de uma cor, há necessidade de uma pré-cura intermediária.

PREPARAÇÃO DA TINTA

O Plastisol para Clichê é fornecido em forma de clear (PX. 100) para pigmentação ou já pigmentada pronto para uso. Não há necessidade de adição de amaciante ou algum outro tipo de produto.

CURA

Cura total: 190ºC-210º C. O tempo é variável de acordo com a espessura do clichê.

IMPORTANTE

Quando misturar a tinta pronta, ou quando pigmentar recomendamos que fique em repouso por 24 horas, para eliminação de bolhas, e sempre agitar em baixa rotação, mas para a eliminação das micro-bolhas, recomendamos a utilização de uma bomba vácuo, principalmente para conseguir uma ótima transparência.

OBS

Para conseguir uma dureza ou rigidez melhor após a cura, indicamos o Plastisol para Clichê PY, pois ela tem uma maior concentração de resina.

FORMULAÇÃO PADRÃO

A Linha Plastisol consiste na mistura de produtos de Policloreto de Vinila com plastificantes, oferecendo um meio líquido viscoso que deve ser utilizado de maneira correta para não gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

Mistura entre Policloreto de Vinila (PVC) com plastificantes, geralmente ftalicos. Outros ingredientes utilizados são produtos de baixa concentração de atóxicos.

* Os produtos Plastisol Free utiliza plastificantes isentos dos ftalicos.

* Os produtos Plastisol com cores utilizam somente pigmentos inorgânicos.

* Os produtos Plastisol na cor branca utilizam Titânio.

CUIDADOS AMBIENTAIS E COM A SAÚDE

Após a aplicação do plastisol é necessário realizar sua cura a alta temperatura, quando é liberado um gás tóxico que deve-se evitar expor diretamente, sempre utilizando as EPI's corretamente. Um lugar ventilado e com exaustão é de extrema importância.

Alguns órgãos definem que o plastisol (ftalatos) em contato de longo prazo sobre a pele pode ser cancerígeno, por isso deve-se usar sempre as EPI's ao manusear o produto.

O descarte incorreto do plastisol pode oferecer graves danos à natureza, assim como suas embalagens usadas. Deve-se consultar o fabricante sobre o destino correto desses descartes e as possibilidades de reciclagem dos mesmos.

Para maiores informações, consultar a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

METAS GLOBAIS

A Gênesis é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Por isso ela possui um sistema integrado de qualidade e meio ambiente, o Qualigen, que visa buscar a sustentabilidade e o alcance de todos os seus objetivos relacionados à saúde, segurança ocupacional, tratamento de efluentes, descarte de produtos contaminados e gerenciamento correto de produtos e logística de distribuição.