Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Plastisol Craquelê - PC

Plastisol Craquelê - PC

TIPO

Tinta à base de plastisol para aplicação sobre outra impressão de plastisol (Plastisol para Jeans, Plastisol Gel ou Serisol). Não é necessária a limpeza da matriz em horas paradas, pois o produto não seca à temperatura ambiente.

PROPRIEDADES

Tinta de acabamento fosco que desenvolve efeito craquelê quando polimerizado, com toque macio, flexível e ótima resistência à lavagem.

PREPARAÇÃO

Do substrato: O substrato deve estar isento de acabamentos como goma, silicone ou outros tipos que prejudiquem na fixação.

Da tinta: Fornecido pronto para uso, ou em forma clear para pigmentação com Plastisol Pigmento Concentrado P.42. Caso necessite diluição, utilizar Diluente para Craquelê PC. 090.

Da matriz: Poliéster monofilamento de 32-36 fios.

APLICAÇÃO

1ª impressão: Plastisol para Jeans P.49, Plastisol Gel P.48 ou P.51 ou Serisol P.40 com matrizes 32-36 fios com relevo. Fazer secagem superficial com flash cure ou estufa.

2ª impressão: Plastisol Craquelê PC com matrizes 32-36 fios sem relevo.

CURA/ FUSÃO

O Plastisol Craquelê PC não seca com flash cure, por isso deve ser estufado à 170ºC-180ºC por 3 à 4 minutos. O efeito craquelê só se desenvolve na polimerização/ fusão.

LIMPEZA DA MATRIZ

Lava Quadro RP. 099 e água ou Solvente Sintético A.6090.

OBS

Devido à alta temperatura que o produto exige para craquelar, sugerimos que se façam testes preliminares no que diz respeito ao encolhimento do substrato e também à mudança de cor do mesmo. Quando o substrato for sofrer lavagens industriais, usar como base o Plastisol para Jeans P.49.

IMPORTANTE

Ao estampar artigos muito finos, tomar o cuidado de não deixar o plastisol passar para a mesa se esta for revestida de vinil, pois este produto se funde com o plastisol, principalmente se for usado flash cure.

FORMULAÇÃO PADRÃO

A Linha Plastisol consiste na mistura de produtos de Policloreto de Vinila com plastificantes, oferecendo um meio líquido viscoso que deve ser utilizado de maneira correta para não gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

Mistura entre Policloreto de Vinila (PVC) com plastificantes, geralmente ftalicos. Outros ingredientes utilizados são produtos de baixa concentração de atóxicos.

* Os produtos Plastisol Free utiliza plastificantes isentos dos ftalicos.

* Os produtos Plastisol com cores utilizam somente pigmentos inorgânicos.

* Os produtos Plastisol na cor branca utilizam Titânio.

CUIDADOS AMBIENTAIS E COM A SAÚDE

Após a aplicação do plastisol é necessário realizar sua cura a alta temperatura, quando é liberado um gás tóxico que deve-se evitar expor diretamente, sempre utilizando as EPI's corretamente. Um lugar ventilado e com exaustão é de extrema importância.

Alguns órgãos definem que o plastisol (ftalatos) em contato de longo prazo sobre a pele pode ser cancerígeno, por isso deve-se usar sempre as EPI's ao manusear o produto.

O descarte incorreto do plastisol pode oferecer graves danos à natureza, assim como suas embalagens usadas. Deve-se consultar o fabricante sobre o destino correto desses descartes e as possibilidades de reciclagem dos mesmos.

Para maiores informações, consultar a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

METAS GLOBAIS

A Gênesis é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Por isso ela possui um sistema integrado de qualidade e meio ambiente, o Qualigen, que visa buscar a sustentabilidade e o alcance de todos os seus objetivos relacionados à saúde, segurança ocupacional, tratamento de efluentes, descarte de produtos contaminados e gerenciamento correto de produtos e logística de distribuição.